VISITA TÉCNICA
NR – 18
1 - Ausência de PCMAT. A obra conta com + de 20 funcionários e conforme a NR 18 subitem 18.3.1. são obrigatórios a elaboração e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos com 20 trabalhadores ou mais.
2 - Não há CIPA. Segundo podemos observar, informado pelo funcionário, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, não existe, conforme determina a lei, o que poderá futuramente te favorecer a ocorrência de acidentes na obra.
3 - Má conservação e higiene no local de refeições. Deveria haver local apropriado com instalações de acordo para que os funcionários pudessem se reunir para alimentarem-se e não conforme pudemos observar, na mesma área onde são executados serviços diversos. Subitem 18.4.2.11.2, letras a, f, g e k.
4 - Banheiro instalado junto ao local das refeições. O banheiro além de não estar de acordo com as normas; mal instalado, não cumpre os requisitos básicos como ter pisos impermeáveis laváveis, com acabamento antiderrapante, iluminação adequada e não se ligar diretamente com os locais destina dos as refeições. Subitem 18.4.2.3.
5 - Não há bebedouro instalado. Os funcionários não tem acesso a água potável, sendo que é obrigatório o fornecimento de água filtrada e fresca por meio de bebedouro de jato inclinado ou equivalente. 18.4.2.11.4
6 - O equipamento serra circular não está devidamente instalado. O equipamento deveria ter aterramento, com fechamento das faces inferiores, anteriores e posteriores, as transmissões mecânicas devem estar protegidas obrigatoriamente por anteparos fixos e resistentes, e coifa protetora do disco. 18.7.2.
7 - Pontas de ferro espalhadas pela obra. As pontas de ferro deveriam ser recolhidas e destinadas ao local devido onde são descartados materiais, além de algumas sobras de ferragens perigosamente expostas.
“É proibida a existência de pontas verticais de vergalhões de aço desprotegidas”.
Subitem 18.8.5.
8 - Falta