visita técnica
A Exposição Mais de Mil Brinquedos para a criança brasileira no Sesc Pompéia - SP, teve como proposta homenagear a esta geração todo o universo do brincar diferenciado existente na época de seus avós e pais, outros brinquedos, não tão antigos, presentes ainda em suas casas. Dentre eles, havia oficinas e jogos.
DESENVOLVIMENTO
Segundo Nylse Helena Silva Cunha, é por meio das brincadeiras que a criança vai construindo a sua inteligência. Quando a criança brinca muitas coisas acontecem, ela mergulha em um mundo mágico e prazeroso, e isso faz que exercite sua capacidade de concentração, atenção, criação e isso faz que ela sempre permaneça em atividade. Para Nylse a criança tem o direito de brincar tranquilamente exercendo o dever de crescer harmoniosamente, desenvolvendo o potencial que Deus lhe deu.
"Assim, muitos esquecem que a criança necessita principalmente de carinho e atenção, para que ganhe confiança e sinta-se valorizada. Essa situação ressalta a enorme importância das instituições de Educação Infantil em considerar a criança como sendo um sujeito que constrói sua história a partir de suas vivências, das relações que estabelece com o outro, com a cultura e, sobretudo, com o brincar. Logo, o lúdico proporciona à criança desenvolver-se em suas capacidades cognitivas e emocionais, favorecendo-a expressar-se conforme o que deseja. O brincar é inerente à infância, período da vida que possui características como: fantasiar, imaginar, expressar-se, construindo seu aprendizado efetivamente. Em uma situação imaginária, a criança incorpora elementos do contexto cultural adquirido por meio da interação e comunicação (VYGOSTKY, 1988 apud KISHIMOTO, 1994)."
Historia da PIPA
Acredita-se que a primeira pipa do mundo tenha surgido na China, há cerca de120 anos a.C. criada por um general chamado Han Hisin, com o objetivo de medir a distancia de um túnel a ser escavado no castelo imperial. Com o passar do tempo estas pipas logo que surgiram eram