Visita técnica à empresa
1 INTRODUÇÃO
Através do presente trabalho, abordarei um pouco da história das Casas Bahia, como surgiu o império construído por Samuel Klein, fundador das Casas Bahia. Buscarei discutir a ressente troca de poder no maior grupo de varejo do Brasil. No ano de 2012 a viavarejo, empresa nascida da fusão das Casas Bahia e Ponto Frio, passou por uma disputa de poder onde os Klein, antiga dona majoritária da rede de lojas, buscou o controle da empresa. Mas no fim do ano, o grupo Pão de Açúcar tomou definitivamente o controle da empresa. Relacionarei o estilo de gestão empregado pela família Klein, com o atual do Grupo Pão de Açúcar, relatar as principais mudanças ocorridas nesta transição de gestão. Analisarei a estrutura de mercado apresentada pelas empresas envolvidas, sua cultura, missão e valores defendidos por cada uma delas e o que mudou com a fusão.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 PRIMEIRO DESAFIO
2.1.1 HISTÓRIA DAS CASAS BAHIA
O começo das Casas Bahia – Com US$ 6 mil no bolso, Samuel comprou uma casa e uma charrete. Com a ajuda de um conhecido que transitava bem pelo comércio do Bom Retiro, reduto dos imigrantes judeus e árabes na década de 50. De porta em porta, começou a mascatear pelas ruas de São Caetano do Sul vendendo cobertores roupas de cama e banho. Quando alguém dizia que não podia pagar, Samuel logo lhe oferecia condições: ficar com o produto e pagar em prestações, tudo no crediário.
Cinco anos depois, em 1957, já tinha capital suficiente para dar mais um passo em direção ao futuro. Comprou sua primeira loja, no centro de São Caetano do Sul, que chamou de “Casa Bahia” em homenagem aos imigrantes nordestinos que haviam