Visita técnica a aterro sanitário
Campus avançado de Catalão - CAC
Departamento de Engenharia Civil
RELATÓRIO DE VISITA TECNICA
Aterro Sanitário - Catalão
Catalão
2013
1 - INTRODUÇÃO
Em Catalão - GO, cidade localizada no sudoeste goiano, com população recenseada em 2012 de 90.004 habitantes e PIB de mais de 4,348 bilhões de reais em 2008 o coloca como a quinta maior economia do Centro-Oeste e a terceira de Goiás. Possui área de aproximadamente 3778 km2, (Wikipédia, 2012). E ainda existe a falta de políticas públicas voltadas para a correta destinação dos resíduos sólidos exigindo assim um maior envolvimento entre município e comunidade, na busca de soluções para o problema. Como isso não ocorre e com a falta de investimentos é crescente a insatisfação popular, juntamente com incidentes relacionados a disposição incorreta dos resíduos, que tornam-se foco de vetores de doenças e acarretam em problemas de saúde pública e também de degradação ambiental.
Assim torna-se importante a correta operação dos aterros sanitários, para que não deixem de exercer a sua função de ordens sanitárias e ambientais, garantindo a boa qualidade de vida e preservando o meio ambiente.
Inicialmente Catalão dispunha somente de um lixão, local onde se destinava ao lançamento dos resíduos gerados na cidade de maneira a servir como um bota fora.
Devido ao aumento do número de resíduos gerado pela cidade e a preocupação com a contaminação do lençol freático foi feito um projeto de Aterro Sanitário, onde o simples “lixão” passaria a ser controlado, se adequando as Normas exigidas. Esse projeto que já está sendo implantado desde o ano de 2004 tem uma vida útil de 30 anos (capacidade do aterro sanitário) como foi dito pelo superintendente responsável.
2 – CARACTERISTICAS e DESCRIÇÕES BÁSICAS DO ATERRO SANITÁRIO
O aterro de Catalão situa-se na saída de Catalão para a cidade de Goiandira e é operado pelo município da cidade, sobre responsabilidade do chefe da limpeza urbana,