Visita técnica - materiais de construção i
Disciplina: Materiais de Construção IV
Visita Técnica: Cerâmica Colonial
Na visita técnica feita no dia 16 de abril de 2012 pudemos acompanhar todo o processo de fabricação de tijolos, desde a extração da matéria prima até a forma de expedição para venda.
O processo de fabricação do tijolo é feito pela extração e transporte das argilas, preparo de matérias primas, apodrecimento, lotagem, amassamento e dasaeração, extrução, secagem e cozimento da argila.
Existem dois tipos de fornos, o forno intermitente, em que para cada operação ele é apagado, limpo e novamente preparado para uma nova fornada. Este tipo de forno é feito de tijolos e tem grande capacidade de armazenagem.
Já no forno contínuo de Holffman,o ar quente proveniente de outras camaras em fogo vão para câmaras que estão em pré aquecimento.
No processo produtivo, a argila é extraída por retroescavadeira, que faz o carregamento de um caminhão basculante. O caminhão leva ao depósito (caixa de alimentação), onde se faz a mistura dos tipos de argila (Argila “mais gorda” contando caulinita sendo mais plástica e argila “mais magra” que induz a menor retração).
Da caixa de alimentação, o material é carregado manualmente à transportadora automática, que o conduzirá até o misturador.
No misturador é controlada a umidade, efetuando-se a mistura das argilas. Do misturador, a argila desce por gravidade ao laminador, que tem por objetivo reduzir a argila pastosa em lâminas finas, fazendo-a passar entre dois cilindros de ferro fundido que, além de triturarem por esmagamento todas as pedrinhas ou torrões ainda não desfeitos, produzem mais uma mistura.
O material laminado é transportado por uma esteira automática até a maromba (máquina de fabricar tijolos), a vácuo, onde calcadores/alimentadores forçam-no a passar através das grelhas, fragmentando-o em pequenas porções nas quais se processa a