VIsita técnica em Witmarsun
Witmarsun é uma colônia de Menonitas Alemães que se instalou no Brasil trazendo consigo uma rica cultura religiosa e uma história de sofrimento, luta e glória que passaram na transição da Alemanha para Rússia, e da Rússia para o Brasil. O local afastado, tem uma infraestrutura sustentável onde todos podem estudar, trabalhar e viver sem ter que sair dos limites da colônia. A pouco tempo começaram a receber turistas na propriedade como forma de renda secundária, e para mostrar um pouco de sua cultura aos novos visitantes construíram um museu com as antiguidades que estavam nas casas dos moradores. Uma das casas foi transformada em pousada por uma Turismóloga que cresceu na região. A fabrica de queijo e leite é sua principal fonte de renda que traz mais de 600 funcionários de fora e um mercado local supri as necessidades gerais dos moradores. Na escola e na igreja preservam a língua mãe, o alemão, para não afastar a novas gerações das origens de seus ancestrais.
Nossa visita tinha o objetivo de analisar os impactos do turismo na colônia, analisar os aspectos socioculturais utilizados pela comunidade e a integração da mesma.
A comunidade autóctone é bastante receptiva com os visitantes. Alguns moradores montam uma mini feira para expor seus trabalhos artesanais e alimentos típicos alemães para os turistas e outros cuidam das refeições coloniais, assim demonstrando o envolvimento e aceitação de todos, ou da grande maioria, com a atividade turística que se estabeleceu no local.
Os impactos socioculturais na colônia foram as maiores possibilidades de mercado, uma alternativa diferenciada geradora de renda na venda de objetos para lembrança, alimentos, a recepção dos turistas com guia, a hospedagem e atrativos turísticos para entreter os visitantes.
Considerações Finais:
A comunidade autóctone realiza um grande trabalho na recepção de turistas que tem como objetivo ir a colônia para