Visita técnica em UAN
Unidades de Alimentação e Nutrição são estruturas que correspondem a um conjunto de áreas em um serviço organizado com a finalidade de fornecer alimentação adequada, dentro dos padrões de qualidade nutricional, higiênico-sanitária, respeitando o limite financeiro da unidade e atendendo às necessidades nutricionais dos comensais (MONTEIRO, 2009).
Para que os objetivos propostos para uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) sejam atingidos de maneira adequada, é importante que seja feito um bom planejamento físico desta unidade. Através de um planejamento bem elaborado é possível realizar controle higiênico-sanitário de maneira mais efetiva, evitando por exemplo, o cruzamento de fluxos e a possibilidade de contaminação cruzada. Também é possível criar melhores condições de trabalho para os funcionários, planejando áreas com espaço suficiente para os funcionários se movimentarem manejarem os equipamentos com eficácia e segurança, otimizando o funcionamento da unidade como um todo(BRANCO; COMENALE, 2013).
A elaboração do planejamento físico de uma UAN envolve uma equipe de profissionais para que seja feita de maneira criteriosa. Os profissionais envolvidos podem ser engenheiros, nutricionistas, arquitetos e administradores que juntos, fornecem o parecer técnico e contribuem para o sucesso da obra. Nessa fase a presença do nutricionista é importante, assim como durante a obra e também na sua finalização, para saber se houve falhas durante a execução e assim evitar problemas futuros no funcionamento da UAN (NONINO; FERREIRA; TANAKA, 2012).
É feito um estudo acerca das condições do local onde a UAN será construída ou reformada com o objetivo de saber o espaço disponível para tal, bem como as vias de acesso. Determina-se o fluxo de produção e então a distribuição dos setores e o dimensionamento das áreas e detalha-se as instalações elétricas, hidráulicas e outras, levando em consideração a disposição dos equipamentos na unidade que devem ser em