VISITA TECNICA
1- INTRODUÇÃO
Em 1936, com a ida do Sr. Manuel Dias Branco a cidade de Cedro no Ceará para estabelecer negócios, passou a existir a padaria Imperial no qual produzia pães, biscoitos e macarrão que carregavam o nome da padaria como marca. Em 1940 após a modernização de sua linha de produção com maquinários, o Sr. Manuel juntamente com seus irmãos cria uma sociedade nomeada como M. dias Branco e Irmãos. Em 1953 a padaria recebe o nome de Fábrica Fortaleza e logo em seguida com a entrada de seu filho passa a ser nomeada como M. Dias Branco e Cia Ltda.
Sempre implantando máquinas de ultima geração, trabalhando na criação de produtos de qualidade, o grupo M Dias Branco foi se expandindo, ganhando fama, mercado e o respeito dos consumidores devido a variedade, inovação e qualidade dos produtos oferecidos.
A M Dias Branco hoje trata-se de empresa líder no ramo de massas alimentícias do país, detém 26,1% do mercado brasileiro de biscoitos e 25,4% do de massas, segundo a Ac Nielsen (mar.abr/2012), é a terceira maior produtora brasileira de farinha de trigo. Engloba quase quatorze mil empregados, tem quatorze unidades industriais e 25 centros de distribuição espalhados pelo País.
Como base para esse relatório, visitamos uma das empresas do grupo M Dias Branco, a fim de fazer um levantamento das estratégias usadas por esta organização, para bem desempenhar suas atividades.
2- ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELA EMPRESA
Foi possível observar através da visita técnica, que o grupo M Dias Branco adotam como principais elementos estratégicos a Expansão da liderança de mercado investindo pesado em marketing com o intuito de fortificar e até mesmo expandir sua marca com criação de novos produtos. Melhoria da eficiência operacional e controle de custos através da implantação de produtos da mais alta tecnologia, otimizando a flexibilização de sua cadeia produtiva, crescendo de forma orgânica e buscando novas aquisições.
O conceito de