Visita Tecnica ao Mangue de São Luis MA
CAMPUS TIMON
DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO
DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR E TECNOLOGIA
CURSO DE LICENCIATURA EM CIENCIAS BIOLOGICAS
DISCIPLINA: ECOLOGIA
PROFESSORA: CRISTIANO JACKSON
CARLA VANESSA SOUSA DINIZ
TRILHA ECOLÓGICA PARA OBSERVAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO E ABUNDÂNCIA DA FLORA E FAUNA CARACTERÍSTICAS DE UMA REGIÃO DE MANGUEZAL
TIMON
2014
INTRODUÇÃO
O manguezal é considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestres e marinhos. Característico de regiões tropicais e subtropicais está sujeito ao regime das marés, dominado por espécies vegetais típicas, às quais se associam a outros componentes vegetais e animais.
O ecossistema manguezal está associado às margens de baías, barras, enseadas, desembocaduras de rios, lagunas e reentrâncias costeiras, onde haja encontro de águas de rios com a do mar, ou diretamente expostos à linha da costa. A cobertura vegetal, ao contrário do que acontece nas praias arenosas e nas dunas, instala-se em substratos de vasa de formação recente, de pequena declividade, sob a ação diária das marés de água salgada ou, pelo menos, salobra.
A riqueza biológica dos ecossistemas costeiros faz com que essas áreas sejam os grandes "berçários" naturais, tanto para as espécies características desses ambientes, como para peixes e outros animais que migram para as áreas costeiras durante, pelo menos, uma fase do ciclo de sua vida.
VEGETAÇÃO
Os manguezais são encontrados ao longo de todo o litoral, sendo constituídos pelas principais espécies de mangue:
Rhizophora mangle (mangue vermelho),
Laguncularia racemosa (mangue branco),
Avicennia sp (mangue preto, canoé),
Conocarpus erectus (mangue de botão).
FAUNA
A fauna dos manguezais representa significativa fonte de alimentos para as populações humanas. Os estoques de peixes, moluscos e crustáceos apresentam expressiva biomassa, constituindo excelentes fontes