visita clinica de fisioterapia
Minha primeira impressão positiva foi o atendimento das acadêmicas em fisioterapia, buscando os pacientes na recepção, mostrando cordialidade, interesse e carinho e atenção pelos mesmos. Acompanhada pela fisioterapeuta verônica, conheci onde são praticados os recursos fisioterápicos, como: Cinesioterapia- onde entram os tratamentos de alongamento dos tecidos e massoterapia.
Mecanoterapia – o uso de exercícios com o uso de barras, esteiras, pesos e bastões.
Hidroterapia - que auxilia no fortalecimento muscular e relaxamento, aliviando a dor, aumentando o fluxo sanguíneo etc.
Termoterapia- tratamentos com calor
Crioterapia – através do frio, gelo, gel.
Fototerapia- através da luz , o laser
Eletroterapia – através da eletricidade, corrente galvânica e russa;
Neste dia tive contato com 5 pacientes no qual observei as suas patologias, e de que forma cada uma era tratada. Cito aqui os atendimentos, usando nomes fictícios pra preservar as suas identidades:
O paciente João, teve o rompimento total do plexo braquial próxima medula, devido ao acidente de transito a 1 ano e meio atrás, no seu tratamento ele relata já foram quase 200 sessões, e a cada dia que passa vê melhoras, pois tinha perdido todo o movimento do braço direito, e com a tratamento já consegue fazer os movimentos de abdução e adução, inclusive já esta conseguindo movimentar a ponta dos dedos.
A paciente Maria, já esta com mais de 80 anos é portadora do Mal de Alzheimer, doença generativa, com a avançada idade também tem hérnias na cervical e lombar, além de artrose generalizada, o uso da fisioterapia neste caso a facilita a mobilidade, alivia a dor, melhorar a marcha, e trazer de volta o seu equilíbrio.
O paciente José é capoeirista, há exatamente 3 anos atrás sentiu um forte dor no ombro, foi