Visita bm&f bovespa
BM&F Bovespa – Bolsa de Valores de São Paulo
A Bolsa de valores que se chamava Bolsa Livre quando foi criada deu inicio as atividades no ano de 1890, por Emílio Rangel Pestana, mas foi fechada em seu primeiro ano de vida (1891), posteriormente vindo a se chamar Bolsa Oficial de São Paulo, em 1967 passa-se a se chamar Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), já no ano de 2008 a mesma se fundiu com a Bolsa de mercadorias & Futuros. É a principal instituição Brasileira que promove negociações estrangeiras para o mercado de capitais e promove o mercado de ações de empresas nacionais.
A visita aconteceu no prédio da BM&F Bovespa, local onde eram realizados os pregões presenciais, fomos recepcionados pelo Sr. Bartolomeu que nos explicou como funciona a Bolsa de Valores antigamente e como funciona nos dias de hoje, foi explicado que até no ano de 2005 os pregões eram presenciais que após esse ano passaram a serem feitos pelos meios eletrônicos, foi explicado também que o Sistema Financeiro Nacional, que é formado pelo mercado Bancário e pelo mercado de capitais.
Foi dito que pessoas ao comprarem ações, tornam se acionistas ou sócios da empresa na qual investiu. A BM&F Bovespa é uma das maiores bolsas de valores do Mundo. Foram identificados dois tipos de ações, as Ordinárias dão o direito ao voto quando algo é posto em votação e Preferenciais que não dão direito ao, mas dá preferência ao seu portador de receber os dividendos do lucro da empresa, além disso, a BM&F Bovespa divide-se nos mercados primários e secundários com os níveis 1 e 2.
Após a apresentação do Sr. Bartolomeu fomos convidados a conhecer a história da BM&F Bovespa através de um túnel do tempo onde podemos assistir a diversos vídeos curtos que mostraram toda trajetória da Bovespa desde a sua criação bem como podemos conhecer através da exposição os equipamentos que eram utilizados na época como calculadoras mecânicas e máquinas de leitura óptica de cartões.
Houve também uma