Visita ao centro do rio
ARQUITETURA NO BRASIL I
A visita deu início no Largo de São Francisco da Prainha, onde foi relatada toda a história de transporte de mercadorias daquela região para Portuugal, e ainda foi salientado a questão da arquitetura colonial ainda imposta naquele local, de fato, com algumas intervenções devido a seu desgaste com o tempo e pela utilização do local para outras designações que não eram aquelas de séculos passados.
Após fomos a Igreja de São Francisco da Prainha que fica ao lado deste largo, podendo visualizar várias características marcantes com relação aquela arquitetura como óculos na fachada principal, grandes janelas, portas frontais bastante altas, entre outros fatores. Toda a pavimentação é de pedra com degraus de acesso bem elevados (característico da época), muros de pedra encaixada manualmente é outro fator que nos impressiona.
Esta foto um pouco distante mostra a realidade local e suas características com as janelas e portas de tamanho diferenciado, detalhes construtivos nos acabamentos de portas e esquadrias, ocupação de residência em toda extensão do lote, entre outros fatores.
Depois da Igreja, fomos por trás do prédio da Petrobras e pegamos o bondinho especial de Santa Teresa que conta toda a sua história e particularidades do local, não obstante podemos esquecer que seu acesso é realizado através dos fundos do magnífico prédio da Petrobrás onde se encontra uma belíssima obra de paisagismo de Burle Marx.
Ainda em Santa Tereza, foi possível ver os casarios antigos com muros de pedra e construções riquíssimas de detalhes construtivos da época que marcam aquele local como um santuário de belezas