Visita ao centro de oncologia sant’ana
Curso de Engenharia de Segurança no Trabalho
Alunos: Anderson Marcos
Felipe Fabro
Michele Rios
Visita ao Centro de Oncologia Sant’Ana
O Centro de Oncologia Sant’Ana realiza o tratamento de câncer e realiza cirurgias com a aplicação de radiação ionizante (radioterapia). A clínica conta com especialista em física médica, técnicos em radiologia e um médico oncologista.
Para realizar tais tratamentos, a empresa dispõe de uma bomba de cobalto. A aplicação da mesma é para o tratamento de radioterapia em pacientes com câncer. O material radioativo fica enclausurado em uma “caixa” de chumbo, com peso aproximado de 3.000 kilos (3,0 ton). Mesmo com a falta de energia, o cobalto volta para a sua “caixa” por meio pneumático, criando assim uma proteção extra.
A radiação criada por um dos equipamentos da clinica, um acelerador de partículas, emite radiação γ (raios gama), com potencia de 6 MeV. Este aparelho usando uma potencia de 4 MeV e a dose sendo dada em corpo inteiro será fatal, sendo que o individuo que a recebe ira a óbito em 1 ou 2 semanas após ter tomado a dose. Este equipamento é utilizado para realizar cirurgias com precisão milimétricas, sem a necessidade de cortes de uma cirurgia convencional.
As salas foram projetadas para, que os equipamentos quando em funcionamento, suprimir em 100% a radiação emitida pelos mesmos, nos ambientes externos a ela. Visto a sua eficiência, que entre as duas salas (do tratamento com cobalto e na sala com o acelerador) existe uma sala de espera para os que acompanham os pacientes.
Durante os procedimentos, as portas são fechadas e ficam no ambiente onde o paciente será exposto à radiação, somente o mesmo fica no local. Juntamente ao check-list realizado antes dos procedimentos, faz com que a probabilidade de erros sejam reduzidas, tornando assim, os procedimentos ainda mais seguros.
O plano de proteção radiológica, existe e é cumprido por todos os colaboradores e o plano de