VIseu
APOLOGIA DE SÓCRATES
Trabalho realizado por:
Márcia rodrigues
Maria Beatriz Ferreira
Mariana Lopes
Marta Saloio
Índice
Biografia de Platão
Platão nasceu a 428/427 a.C. em Atenas e morreu a 348/347 a.C.
Foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, tendo sido Sócrates o seu mentor e Aristóteles o seu pupilo. Acredita-se que seu nome verdadeiro tenha sido Arístocles. Sendo discípulo de Sócrates, Platão relatou todos os episódios do seu mentor, uma vez que este nunca publicou nada.
Biografia de Sócrates
Sócrates nasceu a 469 a.C. em Atenas e morreu a 399 a.C. Foi um filósofo ateniense do período clássico da Grécia Antiga. Toda a informação sobre Sócrates é relatada em obras de escritores que viveram mais tarde, especialmente dois de seus alunos, nomeadamente, Platão.
Introdução
Durante 70 anos de vida, Sócrates procurou ensinar, através dos diálogos e questões, as verdadeiras virtudes, questionando sempre as falsas tradições da cultura ateniense. Acabou despertando ódio e inimizades entre a população mais poderosa, que o acusavam de corromper a juventude ateniense e de não acreditar nos deuses da sua cultura. Foi levado a julgamento e posteriormente condenado à morte. No seu julgamento afirma que a única sabedoria que possui é a consciência da própria ignorância, o que o torna mais sábio que os restantes.
A ideia central da obra, é que a autoridade não é critério de verdade, e aquilo que os que se julgam sábios dizem não passam de opiniões, que muitas vezes não se sustentam diante de algumas perguntas.
O livro Apologia de Sócrates, foi escrito por Platão, seu principal discípulo, onde este descreve o julgamento de Sócrates, apresentando a sua defesa e suas considerações finais, após a sentença de condenação.
Capítulo 1
Sócrates é levado a tribunal acusado de corromper a juventude e de não considerar os ideais da sociedade ateniense como verdadeiros. Este é levado a