Viscosidade
Andressa Martins Ferreira Letícia Frigério Cremasco Luana Seidel Albuquerque
EXPERIÊNCIA 03: VISCOSIDADE INTRÍNSECA
Relatório apresentado à disciplina de Físico-química, sob supervisão da Professora Gilmene Bianco.
São Mateus 2010
RESUMO
Foi realizado um experimento com a finalidade de obter-se a viscosidade do polímero poliacrilamida com distintas concentrações, diluídas a partir de uma solução padrão. Efetuando o procedimento de cronometrar duas vezes o escoamento de cada solução no viscosímetro para ter um resultado da viscosidade mais precisa.
INTRODUÇÃO
O estudo da viscosidade de polímeros tem grande importância. Na indústria, por exemplo, polímeros são utilizados em diversos setores como o alimentício e farmacêutico. Já do ponto de vista molecular o estudo da viscosidade de um polímero é importante pois ele torna possível a obtenção de diversas informações sobre o polímero, como o tamanho da cadeia, sua massa molecular. A viscosidade é uma propriedade característica dos líquidos e gases reais que se caracteriza pela medida da resistência ao escoamento que um fluído oferece quando se encontra sujeito a um esforço. È uma propriedade que está relacionada com as forças intermoleculares de modo que se algum outro tipo de soluto for adicionada à um solvente, este vai de alguma forma interferir na viscosidade total da solução. Tal alteração depende de cada soluto e ela é medida de diversas formas.
A relação entre a diferença da viscosidade de uma solução diluída e a de um solvente, fornece-nos e chamada viscosidade específica (η sp):
η sp = (η – η0)/ η0 η sp = η/ η0 – 1