Viscosidade
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVO 3
3. MATERIAIS E MÉTODOS 3
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 7
5. CONCLUSÃO 9
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1. INTRODUÇÃO
A viscosidade é uma caracterização reológica de um fluido. Ela faz parte de uma característica muito importante nos fluidos, seu escoamento, sendo que a resistência de um fluido ao escoamento deve-se à tensão de cisalhamento, que por sua vez se deve ao comportamento viscoso.
Fluidos Newtonianos são aqueles em que a tensão de cisalhamento é diretamente proporcional à taxa de deformação (Equação 1): (Equação 1)
Sendo:
𝜏yx= tensão de cisalhamento;
𝜇 = viscosidade absoluta ou viscosidade de Newton; dVx/dy = taxa de deformação.
Apenas os fluidos Newtonianos apresentam viscosidade absoluta, e esta está relacionada à resistência do fluido ao escoamento devido às interações intermoleculares das espécies químicas que compõe o fluido.
A temperatura também é um fator muito importante na viscosidade, sendo que, de maneira geral, o aumento da temperatura leva a uma redução da viscosidade em líquidos. Já para os gases, o aumento da temperatura leva a um aumento da viscosidade.
2. OBJETIVO
O objetivo deste experimento foi determinar experimentalmente a viscosidade da água a temperatura ambiente baseando-se na equação de Hagen-Poiseuille e na hipótese de regime pseudopermanente, e comparar com o valor encontrado na literatura.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Para realização desta prática foi utilizado um tubo plástico como reservatório e uma mangueira fina como capilar (Figura 1).
Figura 1. Fotografia do viscosímetro capilar utilizado na aula prática
Seguefluxograma para um entendimento prévio das etapas experimentais que foram realizadas nesta prática:
Figura 2. Fluxograma da prática de viscosidade
O experimento em questão se baseou no escoamento laminar no interior de um tubo na horizontal (Figura 3). Considerando inicialmente escoamento plenamente