Viscosidade
EXPERIÊNCIA 1: VISCOSIDADE
Leandro Assis - 1011142
Resumo:
Na experiência que será apresentada a seguir tem como objetivo medir a viscosidade absoluta (em Pa.s) de um óleo utilizando-se dois viscosímetros: Cannon-Fenske e Ubbelohde, ambos a 25 ºC.
Introdução:
A viscosidade é uma propriedade característica dos líquidos e gases reais e newtonianos que se caracteriza pela medida da resistência ao escoamento queum fluído oferece quando se encontra sujeito a um esforço tangencial.
Os fluidos nos quais a tensão é diretamente proporcional à taxa de deformação são chamados de fluidos Newtonianos. A constante de proporcionalidade é uma propriedade do fluido, denominada de viscosidade absoluta ou viscosidade dinâmica.
Apresentação Teórica:
Define-se pela lei de Newton da viscosidade:
Onde a constante é o coeficiente de viscosidade, viscosidade absoluta ou viscosidade dinâmica. Muitos fluidos, como a água ou a maioria dos gases, satisfazem os critérios de Newton e por isso são conhecidos como fluidos newtonianos. Os fluidos não newtonianos têm um comportamento mais complexo e não linear. A unidade da viscosidade absoluta é Pa.s (N.s/m²) em unidades do SI. Outra forma conveniente, a partir do sistema CGS é o Poise, sendo um Poise igual a 0,1 Pa.s,ou seja, um centipoise (cP) é igual a 1 mPa.s.
Os viscosímetros são aparelhos que fornecem a viscosidade cinemática. Em geral, determina-se o tempo t que certo volume de líquido gasta para escoar através de um tubo capilar (Viscosímetro CannonFenske) ou um orifício (viscosímetro Saybolt Universal). Tendo em vista a grande variação da viscosidade com a temperatura, todos os viscosímetros devem ficar mergulhados em banhos termostáticos.
A viscosidade cinemática (ν), é definida por: ν=μρ, em que ρ é a massa específica do fluido. No SI, a unidade da viscosidade cinemática ν é m²/s.
Procedimento Experimental:
- Materias utilizados:
* Viscosímetro