viscosidade e tensão superficial
URUGUAI E DAS MISSÕES
PRÓ-REITORIA DE ENSINO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN
CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL
VISCOSIDADE E TENSÃO SUPERFICIAL
FredericoWestphalen, abril, 2011
1 VISCOSIDADE
A viscosidade ou mais precisamente, o coeficiente de viscosidade de um líquido mede a resistência ao escoamento sob tensão. Em virtude das moléculas de um liquido serem muito próximas umas das outras, um liquido é muito mais viscoso que um gás. O espaçamento pequeno e as forças intermoleculares contribuem para a resistência ao escoamento (CASTELLAN, 2001).
No escoamento de fluidos, devido à resistência que as moléculas do mesmo oferecem ao seu movimento relativo, há a ação de forças dissipativas. A viscosidade é a propriedade do fluido que caracteriza esse atrito interno além de ser um parâmetro importante no desenho de processos industriais. É uma característica de cada fluido e é quantificada pelo coeficiente de viscosidade. Porém, a viscosidade depende de outros fatores também, ao usar xampu no inverno sabe-se que no caso de líquidos o coeficiente de viscosidade aumenta ao diminuir a temperatura (VISCOSIDADE, 2007).
Devido à ação da viscosidade, quando um corpo se move num fluido, uma película do fluido adere à sua superfície e as forças viscosas entre as moléculas dessa película e as moléculas do fluido ao seu redor oferecem resistência ao movimento do corpo. Esta atividade tem por objetivo determinar o coeficiente de viscosidade de um líquido por um método que se baseia em medir as velocidades de queda de esferas no líquido sob ação da força viscosa retardadora (VISCOSIDADE, 2007). A unidade de viscosidade é o poise. Este é definido como a força de cisalhamento necessária para produzir uma velocidade de 1 cm s-1 entre dois planos moleculares paralelos, de 1 cm2 de área e separados por uma distância de 1 cm (NETZ;