VISCOSIDADE E TEMPERATURA
INTRODUÇÃO
Denominamos viscosidade como a medida da resistência interna de um fluido, seja ele um gás ou um líquido, com relação à resistência oferecida quando uma camada de líquido se move com relação à outra subjacente. Com isso viscosidade e resistência a movimento são diretamente proporcionais, ou seja, quanto maior for à viscosidade maior é a resistência ao movimento o que torna inversamente proporcional a sua capacidade de escoar, de fluir. Tal movimento tente a nivelar as velocidades das várias camadas do meio. A viscosidade é a consequência do atrito interno de um fluido. Ela se resulta da resistência fluídica ao movimento.
A viscosidade divide os fluidos em duas gerais categorias: Os newtonianos que são característicos por possuírem viscosidade constante independente da velocidade de cisalhamento aplicada e a dos não newtonianos que apresentam uma mudança na viscosidade com o aumento da velocidade de cisalhamento. Cisalhamento é um tipo de tensão gerado por forças aplicadas em sentidos opostos, porém em direções semelhantes no material analisado.
Chamamos de fluxo estacionário, o deslocamento de um meio (de espessura dr e área A) seja ele liquido ou gasoso, existente entre quaisquer pontos do espaço onde a velocidade do fluxo se mantém constante. A velocidade de cisalhamento e dado por (dv/dr), sendo essa expressão a diferença entre as velocidades dos dois planos do líquido separados por uma distancia dr. A forca F aplicada por unidade de área (F/A) que resiste ao movimento relativo entre os dois planos quaisquer é então determinada através da seguinte expressão conhecida como a “Lei do escoamento viscoso de Newton”:
F/A= ɳ dv/dr
Onde ɳ, denominado coeficiente de viscosidade exprime a relação