Visconde de Cairo
Ronaldo Duarte Louro
Semelhanças e Diferenças entre Visconde de Cairu e Alexander Hamilton
São Paulo - SP
2014
Visconde de Cairu
Visconde de Cairu (1756-1835) foi um político, publicista e jurisconsulto, brasileiro. Foi nomeado assessor direto do príncipe D. João, para assuntos econômicos.
Visconde de Cairu (1756-1835) nasceu em Salvador, Bahia, no dia 16 de julho de 1756. Filho do arquiteto português Henrique da Silva Lisboa e da baiana Helena Nunes de Jesus. Com apenas 8 anos de idade, iniciou seus estudos no convento dos Carmelitas, em Salvador, onde estudou filosofia, gramática, latim e aprendeu a tocar piano.
Foi para Lisboa, onde estudou retórica e preparou-se para entrar na Universidade de Coimbra. Com 18 anos, ingressa no curso de Direito. Depois de quatro anos passa no concurso público, como interino para a cadeira de grego e hebraico, no Real Colégio das Artes. É convidado para lecionar na universidade onde estuda.
Em 1779, termina o curso de Direito Canônico e Filosófico. De volta ao Brasil, foi designado para a Cátedra de Filosofia Moral, na Bahia onde criou a Cadeira de Língua Grega. Em 1797, é nomeado deputado e depois secretário da Mesa de Inspetoria da Agricultura e Comércio da Bahia.
Publicou em Lisboa, em 1801, a obra "Princípio de Direito Mercantil e Leis da Marinha", primeira obra publicada em nossa língua, sobre economia política. Em 1804, publica "Princípios de Economia Política". Quando Dom João VI passou pela Bahia, Cairu apresentou as vantagens na abertura dos portos brasileiros às nações amigas de Portugal, do que resultou a Carta Régia de 24 de janeiro de 1808. Publicou no mesmo ano as duas primeiras partes de "Observações sobre o Comércio Franco no Brasil". Ocupava então o cargo de professor de Economia Política.
Fundou o jornal "Conciliador do Reino Unido", defendeu os direitos do príncipe e ponderou as vantagens da monarquia continental. Foi