Visao
2ª GERED – MARAVILHA - SC
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA JOSÉ MARCOLINO ECKERT
DEFEITOS
DA VISÃO
ALUNAS
Géssica Bach
Marta Ragazzon
PINHALZINHO – SC
2010
Olho Humano – Cristalino
O cristalino é a lente dos olhos. É um citosistem altamente organizado que se localiza entre a íris e o humor vítreo. É constituído por células organizadas longitudinalmente que perdem as suas organelas durante a formação, assumindo desta maneira sua característica de ser transparente. Tem de 7 a 9 mm de comprimento no seu maior eixo e 2 a 4 mm de espessura, com formato parecido com uma lentilha. O cristalino cresce continuamente durante a vida do indivíduo. Ele funciona como uma lente, participando dos meios refrativos do olho, sendo capaz de aumentar o grau, para focalização das imagens de perto. Alterações em sua estrutura e tamanho perto dos quarenta anos de idade levam a dificuldades para enxergar de perto (presbiopia). Com o envelhecimento, o cristalino pode perder sua transparência, causando borramento da visão. É a chamada catarata, cujo tratamento consiste na sua remoção cirúrgica e na colocação de uma lente artificial em seu lugar.
Defeitos da Visão
- Miopia
O que é? O míope vê mal ao longe mas bem ao perto.
A distância entre a córnea e a retina é grande. O olho é "demasiado longo": imagem forma-se à frente da retina. Também pode dever-se a uma excessiva curvatura da córnea.
Para o míope, a distancia para uma visão nítida é tanto mais curta, quanto mais forte for a miopia.
Correção: A miopia corrige-se com uma lente divergente (côncava), que recoloca a imagem sobre a retina, e restitui uma boa visão até ao infinito.
Quanto mais forte for a miopia, mais espessas são as lentes nos bordos e mais pesadas.
As lentes de contato são uma forma muito eficaz de corrigir a miopia.
Em casos