Visao empreendedora
II- A autoconfiança é uma marca dos que empreendem, bem como saber aprender com os fracassos eventuais.
III- O foco nos negócios e fundamental para o sucesso empresarial, o que leva o empreendedor a trabalhar com apenas um cenário. O empreendedor não fica preso a um único caminho, ele tem a visão de vários cenários.
IV- A perseverança num negócio não pode ser confundida com teimosia.
Das assertivas acima, duas contêm incorreções. Identifique-as e faça as correções devidas. (1,25 ponto por afirmativa)
Questão 2: (2,5 pontos)
O empreendorismo nos leva a autores que são considerados os precursores de estudos nessa área de conhecimento, entre os quais Jean-Baptiste Say (1767-1832) e Joseph Alois Schumpeter (1883-1950). Say destacava a questão da produtividade. Schumpeter enfatizava a “destruição criativa”.
Nesse contexto, com base no conteúdo de Visão Empreendedora da apostila vol. I do Núcleo Integrador: (1,25 ponto cada)
a- descreva a relação entre produtividade e empreendedorismo, segundo Say.
Segundo Say o empreendedor é o principal agente produtor, sendo aquele que movimenta recursos econômicos de um setor de menor produtividade para um outro de maior produtividade de mudanças. O empreendedor pra Say é quarto fator de produção. Dessa forma, a produtividade é fruto do verdadeiro empreendedorismo.
b- conceitue “destruição criativa”, na visão de Schumpeter.
Na visão de Schumpeter destruição criativa e o processo de inovação, que tem lugar numa economia de mercado em que novos produtos destroem empresas velhas e antigos modelos de negócios. Para Schumpeter, as inovações dos empresários são a força matriz do crescimento econômico sustentado a longo prazo, apesar de que poderia destruir empresas bem estabelecidas, reduzindo desta forma o monopólio do poder.
Questão 3: (2,5