Visao dos peixes simplificado (Artigo: Dr. Keith Jones)
1) Introdução
- Comparação peixe-humano.
- Igualdade entre os peixes.
2) Relações na Estrutura orbicular
Luz entra pela orbita redonda ( Córnea – Pupila ) Luz é focada a partir de lentes transparentes no fundo do olho. Cobrindo essa camada existem as estruturas fotorreceptoras (Bastonetes –mais sensível e mais dominante durante a visão noturna - e cones) que convertem Luz em Impulso Nervoso, que é enviado ao cérebro através do nervo óptico. Porém Bastonetes não detectam cor e são pouco sensíveis a profundidade da visão (contraste, movimento, contraste, focagem pormenorizada). TODOS os vertebrados possuem cones, e mais de um tipo deles. Os cones melhor atuam durante o dia. Porém a visão depende da quantidade e disposição dos fotorreceptores.
- Um sentido mais aguçado pode causar prejuízo em outros -
3) Comparações relativas a percepção de Cores
Humanos – RGB (Cones) Dos 400 aos 700 NM (Do vermelho ao violeta) IR E UV
Diferenças na faixa espectral absorvida entre os peixes. 2 ou mais para ver cores.
4) Relação Achiga – Humano – Truta – Marlin Listrado (RG – RGB – RGBUV – 3CONES GB – porém não enxerga o UV, não conseguindo ver a própria cor)
5) Outras importâncias do Cone
Cone tem ação fundamental na definição visual (focagem fina). Medida em Ângulo mínimo de Resolução (MRA) – O mínimo ângulo formado entre o olho e dois pontos distantes. Menor o MRA maior a definição.
A média humana 20/20 de visão – MRA 1 min de grau de circunferência (1/60 de um grau de circunferência). Nenhum peixe conhecido até hoje tem MRA tão baixo. O atum e Billfish que são os que possuem maior Acuidade visual (focagem fina) entre os peixes possuem cerca de 3 a 4x menos capazes que os dos humanos. A diferença se da na densidade de cones na retina. MAIS CONES MAIORES DEFINICAO.
Humanos possuem pequena área especializada da retina (fóvea) para focar luz (que contem apenas cones). D = 180k 200k cels/mm² , tendo assim Área frontal bem