Visagismo
“Visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética), utilizando a maquiagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos.”
Philip Hallawell
Visagismo deriva da palavra Visage, que significa “rosto” em francês e foi desenvolvido pelo artista plástico e estudioso Philip Hallawell, a partir de um conceito criado em 1937, por Fernand Aubry. Mas foi Philip quem formulou o conceito que embasa o visagismo como conhecemos hoje e que é conteúdo obrigatório em todos os cursos de beleza respeitados atualmente.
“Esse método foi criado a partir da associação de conhecimentos de quatro áreas de estudo científico: a linguagem visual, a psicologia, a ciência cognitiva e a antropologia.” Philip Hallawell
A partir de seu estudo, identificou que cada pessoa pode entender, (re)criar e (re)inventar a sua imagem, de acordo com seus objetivos pessoais ou profissionais (um de cada vez).
O Visagismo serve para auxiliar no momento de vida de cada um a alcançar seus objetivos, por meio da imagem. Com ele é possível identificar quais são as mensagens que sua imagem comunica. O quê cada linha ou o conjunto delas informa e como ela afeta você e quem convive.
A análise de visagismo permite que se possa ter conhecimento dessas informações e conforme tal conclusão, decidir se está de acordo ou em desarmonia com aquilo que você deseja expressar.
Na Consultoria de Imagem, o visagismo é um grande aliado, pois permite que possamos trabalhar não só as formas e formatos de roupas que favoreçam o próprio corpo, mas quais mensagens que estas transmitem.