VISAGIO E SUBSISTEMAS DE RH
768 palavras
4 páginas
Toda e qualquer empresa para permanecer e sobreviver no mercado, necessita de um diferencial competitivo. No caso da empresa de consultoria em engenharia VISAGIO, um dos grandes diferenciais, que fez com que a organização agregasse valor positivo à sua imagem, foi o investimento na área de recursos humanos. É possível identificar através do estudo de caso, alguns subsistemas de recursos humanos, presentes na empresa e visualizar o retorno a curto e longo prazo deste investimento feito pela empresa.A VISAGIO, atua com habilidades em gestão de recursos humanos desde a sua contratação de estagiários, onde pode-se verificar as técnicas de recrutamento e seleção aplicadas à risca na contratação, que segundo o estudo de caso, após a empresa firmar contrato com a Federação das Empresas Juniores do Rio de Janeiro (Rio Júnior), a apoiando não só financeiramente mas por meio de disponibilização de treinamentos à seus integrantes, conseguiu chegar a diversos jovens com o espírito empreendedor que a VISAGIO procura.
Partindo deste recrutamento, é feita a seleção através de algumas técnicas de seleção que segundo CHIAVENATO (2000, pg. 233), são adequadas para conhecer e escolher os candidatos, que pela empresa em questão são utilizadas a Análise Curricular, levando em consideração o CR maior 7,0, como critério inicial na triagem curricular e posterior encaminhamento para uma prova de lógica matemática e conhecimentos gerais, em português e inglês, além da redação. Os aprovados, passam pela dinâmica de grupo para análise da atitude, poder de negociação de decisão do candidato. Por fim, são encaminhados para a quarta e última técnica de seleção utilizada, a entrevista e posterior contratação do escolhido.
Com base no caso apresentado, também é possível identificar o grande investimento em retenção de talentos feito pela empresa, que abrange o subsistema de manutenção, mais especificamente abordados pelo caso, os benefícios sociais espontâneos que atuam fora da empresa, como