Vis O Do Homem Em Rela O Ao Trabalho
A visão do homem caracteriza a ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência, para alcançar o mesmo objetivo de maior produtividade do trabalho e a busca da eficiência nas organizações. A especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fabrica. O homem nesta teoria deveria produzir como uma máquina ou robô, uma vez que Taylor procurava, sem conhecer devidamente o organismo humano, conseguir o rendimento máximo, quando deveria conseguir o rendimento ótimo. O papel da Direcção consiste em Dirigir e Conduzir a empresa no sentido de atingir os objectivos visados, razão de ser da empresa.
A visão do homem vai mudando de geração para geração, isso é a globalização do mundo, a visão do homem moderno hoje em dia está cada vez mais ampla, hoje o homem tem uma visão, mas global de tudo podendo estar no topo de uma organização, coisa que algum tempo atrás era quase impossível. e existir em qualquer lugar o direito de permanência universal.
O homem moderno simplesmente não consegue imaginar uma vida além do trabalho. O homem adaptado ao trabalho, ou seja, a um padrão; está fazendo com que a qualidade específica do trabalho perca-se e torne-se indiferente. O homem moderno não passa de mercadoria produzindo mercadoria e vendendo sua própria mercadoria. As mulheres tornam-se responsáveis pela sobrevivência em todos os níveis. Os homens tornam-se dependente de uma relação abstrata do sistema.
BIBLIOGRAFIA
[1] ENGUITA, Mariano. A longa marcha do capitalismo. In: A face oculta da escola. Porto alegre: Artes Médicas, 1989.
Parte inferior do formulário