Virus
Vírus de Boot (Master Boot Record / Boot Sector Viruses)
Todos os discos e disquetes possuem uma área de inicialização reservada para informações relacionadas à formatação do disco, dos diretórios e dos arquivos nele armazenados (registro mestre do Sistema, o Master Boot Record - MBR dos discos rígidos ou a área de boot dos disquetes - Boot Sector).
Como essa área é executada antes de qualquer outro programa (incluindo qualquer programa Anti-Vírus), esses vírus são muito bem sucedidos. Para esse sucesso também contribui o fato da infecção poder ocorrer por meio de um ato simples do usuário: esquecer um disquete contaminado dentro do drive A.
Como todos os discos possuem também um pequeno programa de boot (que determina onde está ou não o sistema operacional e reconhece, inclusive, os periféricos instalados no computador), os vírus de boot podem se "esconder" em qualquer disco ou disquete.
A contaminação ocorre quando um boot é feito através de um disquete contaminado. O setor de boot do disquete possui o código para determinar se um disquete é "bootável" ou para mostrar a mensagem: "Disquete Sem Sistema ou Erro de Disco". É este código, gravado no setor de boot que, ao ser contaminado, assume o controle do micro. Assim que o vírus é executado ele toma conta da memória do micro e infecciona o MBR do disco rígido.
A disseminação é fácil: cada disquete não contaminado, ao ser colocado no drive e ser lido pode passar a ter uma cópia do código e, nesse caso, é contaminado e passa a ser um "vetor", ou seja um disseminador potencial do programa danoso.
Vírus de Macro
Os vírus normalmente se ocultam em arquivos com extensão COM e EXE ou no setor de boot do disco rígido, até a hora de eles entrarem em ação (momento que varia de acordo com o vírus), quando então agem destrutivamente, apagando dados ou até mesmo formatando o disco rígido.
O problema agora são os vírus que são armazenados em documentos, em especial do Word e do Excel