VIRUS
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NEONATAL E PEDIÁTRICA
Vírus e Rotavírus – Mecanismos de Invasão e a Patogênese da Infecção pelo HIV no Rn de Mãe Infectada
15 de Setembro de 2015, Niterói RJ
Daiane Da Conceição Pinto Da Silva
Prof° Andreia Rocha
Pesquisa
15 de Setembro de 2015, Niterói RJ
Os retrovírus correspondem a um grupo de vírus cujo material genético é constituído por RNA. Eles têm uma enzima chamada transcriptase reversa, que faz (como o nome indica) uma transcrição inversa, produzindo uma molécula de DNA a partir do seu RNA. É importante lembrar que a transcrição, que ocorre normalmente em todos os outros seres vivos, consiste na síntese de RNA a partir do DNA. Uma vez produzido o DNA, este se integra ao cromossomo da célula infectada e ocorre a síntese de proteínas virais, seguindo o processo normal da síntese protéica (DNA-RNA-proteína). Um exemplo muito conhecido de retrovírus é o vírus HIV, agente causador da Aids.
Os vírus são sempre parasitas intracelulares, por serem incapazes de fabricar ou de degradar substâncias. Ao invadirem as células de diversos seres vivos, causam alterações em seu funcionamento, podendo inclusive levar à morte celular. Além das que já foram citadas, muitas outras doenças humanas são causadas por vírus, entre elas, a febre amarela, a dengue, a poliomielite, etc. Para se reproduzirem, os vírus precisam infectar células, introduzindo o seu material genético no interior delas. Esse processo tem início quando o vírus adere à parede celular ou à membrana, ligando-se a certas moléculas receptoras, existentes na superfície das células.
Alguns vírus atacam as células, invadindo-as com o capsídio, e outros injetam nelas apenas o seu material genético. Mas o fato é que, uma vez no seu interior, o vírus passa a controlar o metabolismo da célula infectada, inativando a maior parte dos genes e utilizando-se das substâncias existentes no interior da célula, a fim