virus
Os vírus não contêm células e sua estrutura é formada por um capsídeo de proteínas que reveste o ácido nucleico (seja RNA ou DNA, ou os dois), que é característica de alguns seres vivos. Alguns pesquisadores defendem que os vírus fora da célula são organismos sem função e não podem captar nutrientes e nem utilizar energia.
2 – Tomando como referencia as características gerais dos vírus, como podemos explicar o fato dessas estruturas serem classificadas como parasitas intracelulares obrigatórios?
Eles precisam sempre ficar dentro de uma célula para usar o metabolismo dela, sobreviver e se reproduzir, pois só assim é que podem desenvolver suas atividades.
3 – Sendo os vírus uma partícula de estrutura muito simples, explique a função do capsídeo. A função do capsídeo é proteger o acido nucleico do meio ambiente e servir como veiculo para a transferência do material genético ate a outra célula hospedeira.
4 – Explique como um vírus pode torna-se envelopado. Se esse núcleo capsídeo for recoberto externamente por uma membrana rica em lipídios que envolve a partícula viral, ele possui envelope, permitindo que o vírus sobreviva fora da célula espalhando-se em um outro lugar através do sangue.
5 – Com relação ao ataque que os vírus realizam à algumas células, explique que vantagem os envelopados tem sobre os não envelopados.
Os envelopados possuem uma estrutura glicoproteica proveniente de estruturas da célula hospedeira, apesar de serem mais fracos que os não envelopados - relacionando a resistência deles ao ambiente e ao trato gastrointestinal –, sua estrutura ajuda na ligação da célula hospedeira e na interação com o sistema imune, que são intermediadas. Já os vírus não envelopados são envolvidos apenas pelo capsídeo, o que torna-os mais resistentes.