virus
Grande parte das doenças bacterianas transmitidas por alimentos são classificadas como agudas, ou seja, têm uma rápida evolução, com o período de incubação da bactéria variando entre um a sete dias. Os sintomas mais leves incluem dores abdominais, náuseas, vômito, diarreia e febre e, na maioria das vezes, não requerem auxílio médico.
As complicações acontecem quando os sintomas se prolongam por mais de três dias e os devidos cuidados médicos não são tomados, podendo causar danos crônicos, como artropatias, doenças renais, cardíacas e até neurológicas. Em casos graves, algumas doenças de origem alimentar podem levar à morte.
Existem dois tipos de doenças transmitidas por bactérias em alimentos: as infecções e as intoxicações. Neste texto abordaremos as infecções alimentares.
A infecção alimentar bacteriana acontece através da ingestão de água ou alimentos contaminados com bactérias patogênicas vivas e que têm condições de
crescer no trato
gastrointestinal.
A infecção
bacteriana pode ou não estar associada com toxinas que as bactérias produzem no intestino. A infecção não mediada por toxinas ocorre quando as bactérias ingeridas colonizam o aparelho digestivo e podem penetrar em outros tecidos, como no caso de ingestão de Salmonella spp, Shigella sp, Listeria monocytogenes e Campylobacter sp. . Na infecção mediada por toxinas (toxinfecção) ocorre a produção de toxinas no interior do intestino devido a ingestão de formas vegetativas de bactérias, como Escherichia coli enterohemorrágica, Vibrio cholerae e Bacillus cereus.
1. Salmonella
sp
As salmonelas são bactérias em forma de bastonete (bacilo)
Gram-negativo,
não-esporuladas
e
anaeróbios
facultativos,
com
metabolismo respiratório e fermentativo. Existem seis subespécies de
Salmonella sp, com uma variedade de 2500 sorotipos ((variantes
genéticos que interagem com os anticorpos de um hospedeiro). A
Salmonella sp pode