Virus
Até 1999 - 20.500 vírus conhecidos;
Até 2000 - 49.000 vírus conhecidos;
Até 2001 - 58.000 vírus conhecidos;
Até 2005 - Aproximadamente 75.000 vírus conhecidos;
Até 2007 - Aproximadamente 200.000 vírus conhecidos;
Até Novembro de 2008 - Mais de 530.000 vírus conhecidos
Os vírus do tipo "bomba de tempo" são programados para se ativarem em determinados momentos, definidos pelo seu criador. Uma vez infectado um determinado sistema, o vírus somente se tornará ativo e causará algum tipo de dano no dia ou momento previamente definido.
Alguns vírus se tornaram famosos, como o " Sexta-Feira 13 " e o " Michelangelo " (Michelangelo nasceu em 6 de março de 1475).
O vírus de boot infecta a partição de inicialização do sistema operacional . Assim, ele é ativado quando o computador é ligado e o sistema operacional é carregado. Certos vírus trazem consigo um código a parte, que permite a um estranho acessar o micro infectado ou coletar dados e enviá-los pela Internet para um desconhecido, sem notificar o usuário. Estes códigos são denominados de Trojans ou Cavalos de Tróia .
Inicialmente, os Cavalos de Tróia permitiam que o micro infectado pudesse receber comandos externos, sem o conhecimento do usuário. Desta forma o invasor poderia ler, copiar, apagar e alterar dados do sistema. Atualmente os cavalos de Tróia agora procuram roubar dados confidenciais do usuário, como senhas bancárias.
Hijackers são programas ou scripts que " sequestram " navegadores de Internet, principalmente o Internet Explorer. Quando isso ocorre, o Hijacker:
exibe propagandas em pop-ups ou janelas novas,
instala barras de ferramentas no navegador
altera a página inicial do browser e impede o usuário de mudá-la e
pode impedir acesso a determinados sites (como sites de software antivírus, por exemplo).
Em torno de 2006 e 2007 houve muitas ocorrências de vírus no Orkut que é capaz de enviar scraps (recados)