virus e reino morena
- Virologia: estudo dos vírus
- Seu nome, vírus, significa veneno. Estes "organismos" não estão inseridos em nenhum dos grandes reinos dos seres vivos, daí a necessidade de serem estudados à parte. Suas principais características são: - Não possuem estruturas celulares (membrana plasmática, citoplasma, etc.).
- São formados basicamente por uma cápsula proteica denominada capsômero ou capsídeo que contém em seu interior um só tipo de ácido nucléico. Alguns vírus mais complexos podem apresentar também lipídios e glicídios presos à cápsula. Muitos vírus possuem, ainda, uma membrana lipoproteica envolvendo o capsídio; esta membrana é chamada de envelope. O envelope facilita a interação do vírus com a membrana citoplasmática e aumenta a proteção do vírus contra o sistema de defesa do organismo.
- A informação genética de um vírus é seu ácido nucléico, que pode ser DNA ou RNA, nunca ambos. Todos os vírus de uma mesma família apresentam o mesmo tipo de ácido nucléico.
Chamamos de retrovírus os vírus que possuem RNA como material genético e adenovírus os que têm DNA.
- São tão pequenos que podem penetrar no interior das células das menores bactérias que se conhecem. Portanto, são visíveis somente ao microscópio eletrônico.
- Só apresentam propriedades de vida quando estão no interior de células vivas. Por isso são considerados parasitas celulares obrigatórios. Os vírus não tem capacidade de manifestar atividade vital fora de uma célula viva, quando o fazem utilizam-se dos componentes celulares e controlam o seu metabolismo. Portanto devem obrigatoriamente parasitar o meio interno de uma célula para fins reprodutivos.
Vírus
Bacteriófago
- Os vírus têm uma certa especificidade para organismos e, num mesmo organismo,
HIVdeterminados tecidos ou órgãos; para - Reprodução dos vírus: Para a formação de novos vírus, deve ocorrer a duplicação do ácido nucléico viral e a síntese das proteínas que formam o capsídeo. Os vírus dispõem de