Virus, bactérias, protozoários e suas doenças.
VÍRUS, BACTÉRIAS, PROTOZOÁRIOS E FUNGOS.
LAÍSA DE KÁSSIA RAPOSO COSTA
ZÉ DOCA- MA
2014
LAÍSA DE KÁSSIA RAPOSO COSTA
VÍRUS, BACTÉRIAS, PROTOZOÁRIOS E FUNGOS.
Trabalho elaborado e apresentado à disciplina Biologia Geral do Curso Superior Tecnologia em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão. orientado pelo Professor Jorge Botelho.
ZÉ DOCA- MA
2014
INTRODUÇÃO
A terra existe como planeta consolidado há cerca de 4,5 bilhões de anos. Imagina-se, contudo, que a vida só surgiu 1 bilhão de anos atrás. Eras, Períodos e Épocas geológicos se sucederam no transcorrer de muitos milhões de anos, durante os quais os seres evoluíram. Desde os mais simples micro-organismos, que proliferaram nos mares cambrianos, até o surgimento do homem, a biodiversidade foi fantástica. A vida se diversificou por incríveis e surpreendentes caminhos. Apareceram as plantas, os animais e seres que, ainda hoje, são tão indefinidos nas suas formas e maneiras de viver que, por vezes, torna-se difícil identificar a sua verdadeira natureza. Os protozoários, como os foraminíferos, já foram considerados animais. Alguns já estiveram em classificações de vegetais. Hoje, são todos enquadrados entre os protistas.
Os princípios da classificação – que são os mesmos para todos os seres vivos- baseiam-se em critérios estabelecidos por cientistas. A classificação biológica sofre alterações à medida que novas descobertas vão sendo feitas, e organismos mudam de posição nas classificações taxonômicas. Seres vivos que eram considerados plantas estão atualmente entre os fungos; micro-organismos classificados como algas incluem-se hoje entre as bactérias.
Vírus se diferem dos outros seres vivos