Virtualização
Matrícula: UC10020642
Instalação de Software e sistema operacional
Introdução
A virtualização dos recursos físicos de um sistema computacional permite executar diversos sistemas operacionais em uma mesma plataforma. Isso faz com que sejam atingidas altas taxas de compartilhamento e de utilização dos recursos disponíveis. Existem vários tipos de virtualização, a mais conhecida é a Modell Hosted Virtualization, que nada mais é do que uma virtualização completa executada a partir de um sistema hospedeiro. O software maisconhecido para este tipo de virtualização é o VMware, que emula uma ISA (Instruction Ser Architecture) no sistema operacional hospedeiro onde pode ser aberto um novo host (máquina virtual) a partir do mesmo.
Outro modo de virtualização é o modo denominado de hypervisor, que obteve uma grande preferência pois não precisa de hardware específico para rodar as máquinas virtuais (são gerenciadas pelo hardware). Com o hypervisor podemos ter dois tipos de virtualização. Elas são:
1 - Para-virtualização: É um tipo de virtualização em que o sistema operacional inteiro roda sobre o hipervisor e se comunica com ele diretamente abstraindo assim algumas camadas ISA, resultando em melhor performance. Porém, o kernel do hospedeiro e do hospede precisam ser modificados para acomodar esta interação estreita. Um sistema operacional para-virtualizado, por exemplo, é otimizado especificamente para rodar em um ambiente virtual. A virtualização total, em comparação, apresenta uma camada abstrata que intercepta todas as chamadas para recursos físicos.
2 - Virtualização completa: este modo de virtualização tem um desempenho inferior, pois é feita por uma interface que controla diretamente o hardware e não por um sistema hospedeiro. Na figura 2 é demonstrado as camadas da virtualização total.
Estarei apresentando um tutorial e nele o que precisamos para fazer a virtualização e