Virtualização
Em computação, virtualização é a simulação de uma plataforma de hardware, sistema operacional, dispositivo de armazenamento ou recursos de rede.
Cada vez mais empresas estão buscando formas de reduzir os custos e complexidade com o ambiente de TI. A virtualização se tornou um componente chave para o desenvolvimento de uma estratégia eficiente na busca destes objetivos.
Uma das razões para o surgimento da virtualização é que, anos atrás, na época em que os mainframes dominavam o cenário tecnológico e não havia computadores pessoais, por exemplo, não existia a praticidade de "adquirir, instalar e usar um software" - este era acompanhado de bibliotecas e outros recursos que o tornavam quase que exclusivos ao o computador para o qual foi desenvolvimento originalmente.
Desta forma, muitas vezes uma organização que implementava um novo sistema se via obrigada a adquirir um equipamento apenas para executá-lo, em vez de simplesmente aproveitar o maquinário existente, deixando toda a operação mais cara no final das contas.
Hoje praticamente é impossível fazer qualquer serviço na internet sem que se tenha passado ou utilizado mesmo sem o seu conhecimento por um ou mais servidores ou serviços virtualizados. Um grande exemplo são os serviços de cloud computing. Onde servidores em sua maioria virtualizados formam uma grande rede fisicamente distribuídas, onde temos servidores dedicados para cada serviço específico que se precisa realizar. A virtualização de servidores funciona com o uso de um software que irá simular parcial ou completamente o hardware em que será executado um sistema operacional, não necessariamente o mesmo do sistema hospedeiro, é essa a grande vantagem da virtualização, simular um hardware que não se tem nativamente.
Uma das inúmeras vantagens na utilização da Virtualização é primeiramente a econômica. Com esta, é possível diminuir o consumo de energia elétrica e o desperdício de recursos. Para deixar claro esta inovação, pode-se