Virtualiza O De SO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CAMPUS SENADOR HELVIDIO NUNES DE BARROS
CURSO BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
LUCAS IBIAPINO ALVES
VIRTUALIZAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS
PICOS-PIAUÍ
2014
2
LUCAS IBIAPINO ALVES
VIRTUALIZAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS
Resumo: Este trabalho tem como objetivo, apresentar os principais conceitos, bem como algumas das características técnicas, além de exemplificar outras importantes utilizações desta tecnologia de virtualização.
Palavras-Chave: Virtualização, Máquinas Virtuais, Sistemas Operacionais,
Virtualização de Sistemas Operacionais, Tecnologia de Virtualização.
A virtualização de sistemas operacionais é uma tecnologia que vem ganhando mercado nesses últimos anos, cuja principal ideia é dividir os recursos do hardware de forma que ele execute vários sistemas operacionais (iguais ou diferentes) e suas aplicações de forma simultânea e totalmente isoladas entre si. Com a virtualização podemos fazer um melhor aproveitamento dos recursos computacionais, reduzindo a frequente ociosidade desses recursos em vários momentos, melhorando a interação do usuário com as aplicações e processamento, fazendo com que se torne mais dinâmica a interação entre a máquina real e a máquina virtual.
3
1. Introdução
Primeiramente o conceito de virtualização significa criar uma camada virtual dos verdadeiros recursos de um computador, provendo de um hardware virtual para cada sistema, com o objetivo de “camuflar” as características físicas e à forma como os sistemas operacionais e suas aplicações interagem com os recursos computacionais existentes, dessa forma, o usuário poderá ter mais de um sistema operacional instalado em seu computador, aproveitando os recursos de ambos, pois com a virtualização torna se capaz de executar um sistema operacional como sendo apenas um processo de outro sistema, ocasionando maior dinamismo. A virtualização difere-se da abstração apesar de que a virtualização seja definida como um tipo de abstração, mas, na