Viroses Humanas: Hidrofobia e Tuberculose
A hidrofobia, também chamada de raiva, é uma doença infecciosa que pode afetar todos os mamíferos. Ela é causada pelo vírus rábico que pertence à ordem Mononegavirales, da família Rhabdoviridae, gênero Lyssavirus, que se instala nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central (cérebro, medula e cerebelo) e dali se encaminha para as glândulas salivares, de onde se propaga.
A raiva é uma zoonose, é a doença infecciosa mais grave que se conhece. A cada ano morrem no mundo cerca de 70.000 pessoas afetadas por tal patologia.
Em praticamente todos os casos, a raiva é uma doença fatal, tanto em homens quanto em animais, sendo raríssimos os relatos de cura. Até hoje se sabe apenas de dois casos de cura em humanos: um nos Estados Unidos, outro no Brasil, em Pernambuco.
Todo caso humano suspeito de raiva é de notificação individual, compulsória e imediata aos níveis municipal, estadual e federal.
1.1 Sintomas:
O período de incubação que é o tempo que se encontra entre a mordida e o aparecimento dos sintomas pode variar de alguns poucos dias até anos, mas geralmente dura de 1 a 3 meses no homem e de 10 dias a 2 meses no cão.
Quanto mais longe do cérebro forem as mordidas, como nas pernas, por exemplo, mais os sintomas vão demorar a aparecer, porque eles veem da encefalite (inflamação do encéfalo) resultante da instalação e multiplicação do vírus no sistema nervoso central, depois que ele tenha migrado através dos nervos periféricos.
Em geral, são: confusão mental; desorientação; agressividade; alucinações; convulsões; dificuldade deglutição; paralisia motora; espasmos; salivação excessiva.
1.2 Agentes causadores:
Esta doença pode ser transmitida de um animal infectado para outro ou para o homem, através do contato com a saliva por mordedura, arranhões, lambida em feridas abertas ou mucosas.
Nos ambientes urbanos, a raiva humana tem como principal agente o cão, seguido pelo gato. Não existem relatos de casos de