viroses humana
1. O que é O termo virose designa qualquer doença provocada por um vírus. O vírus, ao contrário de todos os seres vivos, não é constituído por célula. É composto por material genético (DNA ou RNA) e proteínas, não apresentando organelas. Por isso, são chamados de parasitas intra-celulares obrigatórios, ou seja, necessitam infectar uma célula para que ocorra a replicação viral, pois dependem da célula hospedeira. São mais conhecidos os vírus que infectam humanos, mas existem vírus que infectam outros seres vivos, inclusive plantas.
O termo virose tem sido utilizado rotineiramente por médicos quando não se define com exatidão qual é o vírus responsável pela doença. Há vários vírus que podem provocar sintomas semelhantes, como diarréias e vômitos. Quando não é possível dizer que vírus está causando uma determinada doença conhecendo apenas o sintoma, são necessários testes de laboratório.
2. Tipos de viroses humanas
2.1 Aids. A infecção da Aids se dá pelo HIV, vírus que ataca as células do sistema imunológico, destruindo os glóbulos brancos. A falta desses linfócitos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas, causadas por microorganismos que normalmente não são capazes de desencadear males em pessoas com sistema imune normal. Transmissão/ Contágio: O HIV pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusão de sangue contaminado. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da Aids, pode transmitir o vírus, por isso, a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais.
2.2 Gripe e resfriado comum. Transmissão: gotículas eliminadas pelas vias respiratórias. Sintomas: coriza, obstrução nasal e espirro; em geral, a febre só aparece nos casos de gripe.
2.3 Poliomielite. Transmissão: alimentos contaminados ou por contato com a saliva de um doente. Sintomas: febre e mal-estar; em alguns