virginia
CALIBRAÇÃO DE SISTEMAS DE MEDIÇÃO
Um sistema de medição (SM) de boa qualidade deve ser capaz de operar com pequenos erros. Seus princípios construtivos e operacionais devem ser projetados para minimizar erros sistemáticos e aleatórios ao longo da sua faixa de medição, nas sua condições de operação nominais.
Entretanto, por melhores que sejam as características de um SM, este sempre apresentará erros, seja por fatores internos, seja por ação das grandezas de influência externas. A perfeita caracterização das incertezas associadas a estes erros é de grande importância para que o resultado da medição possa ser estimado de maneira segura. Embora, em alguns casos, os erros de um sistema de medição possam ser analítica ou numericamente estimados, na prática são utilizados procedimentos experimentais quase que exclusivamente. Através do procedimento experimental denominado calibração é possível correlacionar os valores indicados pelo sistema de medição e sua correspondência com a grandeza sendo medida. Esta operação é extremamente importante e é realizada por um grande número de entidades credenciadas espalhadas pelo país. Este capítulo apresenta, em linhas gerais, aspectos característicos da calibração e de operações a esta relacionadas. 5.1
Operações Básicas para Qualificação de Sistemas de Medição
5.1.1
Calibração
Calibração é um procedimento experimental através do qual são estabelecidas, sob condições específicas, as relações entre os valores indicados por um instrumento de medição ou sistema de medição ou valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, e os valores correspondentes das grandezas estabelecidos por padrões.
Como exemplos, através de uma calibração é possível estabelecer:
Ø a relação entre temperatura e tensão termoelétrica de um termopar;
Ø uma estimativa dos erros sistemáticos de um manômetro;
Ø o valor efetivo de uma massa padrão;
Ø a dureza efetiva de uma placa