Viracopos
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JUNDIAÍ – DEP. ARY FOSSEN
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA E TRANSPORTES
DANILO VIEIRA DE OLIVEIRA RA: 122909
NIETZSCHE EADI STRINGARI RA: 122911
GESTÃO DE TRANSPORTE DE CARGA E ROTEIRIZAÇÃO: TRANSPORTE AEREO E VIRACOPOS
Jundiaí
Março de 2015
Sumário
INTRODUÇÃO 3
3.1 – Planejamento 4
3.2 – Transportes 5
3.3 – Planejamento de Transportes 7
3.4 – Planejamento de Transportes no Brasil 8
3. 5 – Integração Intermodal dos Transportes 13
O AEROPORTO 13
Viracopos- História 14
Infraestrutura 15
Cidade Aeroporto 18
Diretrizes de Planejamento 18
Novo Terminal de Passageiros 19
CONCLUSÃO 22
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 23
INTRODUÇÃO
Atualmente a matriz dos transportes brasileira é o maior gargalo enfrentado pelas organizações do país, comparando o Brasil com os Estados Unidos, em que o uso do modal rodoviário é o mais utilizado pela nação, corresponde por mais de 58% do volume de movimentação de cargas, entretanto, apenas 200 mil dos 1,6 milhão de quilômetros de estradas no Brasil são asfaltadas, já no território norte americano são mais de 6 milhões de estradas com 70% asfaltadas.
Esse entrave é só um dos problemas que ocorrem na infraestrutura logística do estado brasileiro, há projetos para melhorar esses processos no segmento de transporte, por exemplo, o programa de aceleração do crescimento (PAC), todavia, essas obras, em muitos dos casos, custou milhões aos cofres do governo brasileiro, sendo que não foi realizada nem menos da metade das obras, a maioria delas se encontram estagnadas, por causa de problemas jurídicos, ambientais, entre outros motivos.
O gerenciamento do fluxo de bens e serviços está em praticamente todas as atividades econômicas, influenciando a competitividade das empresas. Nas últimas duas décadas, a logística assumiu maior relevância, em função das pressões competitivas decorrentes da maior abertura comercial. O custo