Violência
A cidade Brasília apresenta uma posição de destaque nas estatísticas sobre violência no Brasil. A população depara-se com violências de diversas naturezas. As vítimas na grande maioria são homens. Brasília tem características de um espaço urbano “subdesenvolvido”: uma área urbanizada, onde habitam as classes privilegiadas e classe média e uma periferia habitada, sobretudo por migrantes que chegam à procura de emprego .Muitas vezes não conseguem e praticam a violência em busca de recursos financeiros. Nesta última área que se identificam os territórios mais violentos da cidade e o crime organizado.
Verifica-se que a violência atinge pessoas de todas as classes sociais nos diferentes locais (moradia, trabalho, escola, comércio e lazer) o que permite inserir o Estado como elemento estratégico no seu controle.
Observa-se que as crianças e adolescentes são vítima de diferentes tipos de acidentes e violência. Enquanto na infância os agravos e violências (maus tratos, abuso sexual, negligência, quedas, queimaduras,