Violência
INTRODUÇÃO 2 1 DEFINIÇÃO 3 2 FATORES E CAUSAS 4 3 Tipos de violência 5 3.1 Violência Física 5 3.2 Violência Psicológica 5 3. 3 Violência verbal 6 3.4 Violência sexual 6 3.5 Negligência 6 3.6 Bullying 6 4 SOLUÇÕES 8 5 BIBLIOGRAFIA 9
INTRODUÇÃO
O termo violência deriva do latim violencia (que significa qualquer comportamento ou conjunto de força, vigor). Segundo o Dicionário Houaiss, violência é a “ação ou efeito de violentar, de empregar força física (contra alguém ou algo) ou intimidação moral contra (alguém); ato violento, crueldade, força”.
1 DEFINIÇÃO
A violência um comportamento que causa intencionalmente dano ou intimidação moral a outra pessoa, ser vivo ou dano a quaisquer objetos. Manifesta-se por meio da tirania, da opressão e do abuso da força.
Existe violência explícita quando há ruptura de normas ou moral sociais estabelecidas a esse respeito: não é um conceito absoluto, variando entre sociedades. Por exemplo, rituais de iniciação podem ser encaradas como violentos pela sociedade ocidental, mas não pelas sociedades que o praticam.
2 FATORES E CAUSAS
Diversos fatores colaboram para aumentar a violência, tais como a urbanização acelerada, que traz um grande fluxo de pessoas para as áreas urbanas e assim contribui para um crescimento desordenado e desorganizado das cidades.
As causas da violência são associadas, em parte, a problemas sociais como miséria, fome, desemprego. Mas nem todos os tipos de criminalidade derivam das condições econômicas. Além disso, um Estado ineficiente e sem programas de políticas públicas de segurança, contribui para aumentar a sensação de injustiça e impunidade, que é, talvez, a principal causa da violência. Em um Estado democrático, a repressão controlada e a polícia têm um papel crucial no controle da criminalidade.
3 Tipos de violência
A violência se apresenta nas mais diversas configurações e pode ser caracterizada como:
3.1 Violência Física
A violência