Violência
Há muito tempo, desde o início da humanidade, a violência se faz presente em nosso cotidiano. É inerente ao ser humano. Mas não é novidade dizer que é um dos fatores mais preocupantes da atualidade.
Violência é um comportamento que causa intencionalmente dano ou intimidação moral ou física a outra pessoa ou objeto. É usar a agressividade de maneira excessiva para ameaçar ou cometer algum ato que resulte em morte, acidente ou trauma psicológico.
Existem vários tipos de violência, são elas:
Física: uso da força, com objetivo de ferir, deixando ou não marcas evidentes.
Psicológica: também conhecida como agressão emocional, é tão ou mais prejudicial que a física, caracterizada pela rejeição, discriminação, humilhação, desrespeito e punições exageradas.
Verbal: diferente da violência psicológica, a violência verbal oportuna e incomoda a vida de outras pessoas, e pode ser proveniente até do silêncio em certas ocasiões, ofensas morais, depreciações etc.
Sexual: onde o agressor abusa do poder que tem sobre a vítima para obter gratificações sexuais, sem o seu consentimento. Acaba por englobar o medo, a vergonha e a culpa sentidos pela vítima, o que ocasiona em muitas vezes na ocultação do crime.
Negligência: é o ato de omissão do responsável pelo dependente em proporcionar as necessidades básicas, necessárias para sua sobrevivência. Os danos causados por este tipo de violência podem ser permanentes e graves.
O Brasil é considerado um dos países mais violentos do mundo, não a toa. O índice de assaltos, sequestros, homicídios e até mesmo a violência gratuita é bem alto, contribuindo para colocar nosso país quase que no topo do ranking.
Sem dúvida, o tipo de violência mais preocupante no Brasil é a urbana. Abrangendo mortes de adolescentes e jovens adultos masculinos. É importante salientar que grande parte dessas mortes são provenientes de conflitos entre quadrilhas, associadas ou