Violência
Este trabalho foi elaborado com o objetivo de abordar um pouco sobre a violência. Apontar o seu conceito e os seus diversos tipos. A violência ocorre desde o início dos tempos, porém suas formas foram evoluindo, se aprimorando e se diversificando, além de sua compreensão e intervenção também terem avançado. É importante ressaltar que os tipos de violência variam conforme o país e evidentemente, dependem também do desenvolvimento econômico.
O que é violência?
Em um sentido mais amplo, pode-se dizer que a violência é uma forma de desrespeito, agressão ou destruição praticada pelo homem contra outras pessoas ou sociedade, e até mesmo contra a natureza. A violência não é apenas agressão física, na verdade ela engloba tudo aquilo que leva as pessoas a terem algum dano, seja temporário ou definitivamente.
Porém o menos comum é pensar na violência institucionalizada pelos sistemas de exploração social, isto é, a violência cruel dos salários de fome, da falta de moradia, do desamparo à saúde pública, do descaso pela educação, do preconceito racial, etc. Violências surdas que oprimem milhões de pessoas
“sem vez” e ainda sem voz. Existe ainda a violência do homem contra a natureza, provocando grandes desequilíbrios ecológicos.
Todos aqueles que são atingidos pela violência transformam-se em vítimas, pois são prejudicados de alguma forma pelo uso da força ou privados de algum bem, seja ele a vida, a integridade do corpo ou do espírito, a dignidade, a liberdade de movimento ou os bens materiais.
Tipos de violência
,
Violência física: é a mais evidente e resulta no uso da força física para assaltar, ferir ou matar, ou ainda para constranger alguém a realizar atos contra sua própria vontade.
Violência passiva: também pode ser denominada como omissão, ocorre toda vez que deixamos de fazer determinadas ações necessárias para salvar vidas ou evitar sofrimentos.
Violência indireta: acontece quando o ato visa um fim próximo que não é violento em