Violência
Desde 2012 veio a público, por meio da internet, casos de maus-tratos a animais no México, onde a crueldade parece não ter limite. No norte do país, parece que os quadros de crueldade contra animais domésticos são um eco da violência social, segundo declarações de Doris Rivera, presidente da Associação de Defesa dos Animais de Laguna. As informações são do Zocalo Saltillo.
Rivera recorda ainda o caso do cachorro que foi assassinado em Picardias, município de Lerdo, Durango. Um vídeo vazou na internet. Nele, lamentavelmente, se pode escutar outros jovens aplaudindo o ato.
Esses casos levaram associações de defesa dos animais a realizarem um plantão em Lerdo, onde registraram a denúncia e conseguiram que os agressores fossem multados por três mil pesos.
Os agressores foram obrigados a procurar um psicólogo, além de serem expulsos de suas escolas.
Ela também destaca o caso de uma família que matou a golpes seus cachorros, uma das primeiras denúncias de maus-tratos que foi a um Tribunal Administrativo, e que na semana passada teve a resolução emitida. Os envolvidos foram declarados culpados, e serão aplicadas sanções econômicas.
A presidente da Associação diz que tem