Violência e Agressividade
A maior parte das pessoas pensa que a violência se manifesta apenas quando há recurso à violência física, mas não é verdade: a violência engloba também a violência verbal e psicológica. Pode ser praticada por qualquer pessoa, contra qualquer ser. Agressividade é um complemento da violência e neste trabalho pretendemos demonstrar as diferenças ou semelhanças entre ambas.
Escolhemos este tema porque a violência é um problema que atinge milhares de pessoas e não só as crianças, adolescentes ou as mulheres. É praticada por qualquer pessoa e pode ser realizada contra quase tudo – pessoas, animais e objetos. É um tema que possui muitas vertentes.
Realizamos este trabalho em busca de mais conhecimento próprio e enriquecimento da nossa cultura pessoal. Dado que é bastante falado – e é cada vez mais comum – não queremos “cegar” perante as evidências pelo que vamos procurar conhecimentos que nos permitam avaliar corretamente as situações com que nos deparemos quer de forma direta quer indireta.
Definição de Violência e Agressividade Violência é a conduta que causa dano à outra pessoa, ser vivo ou objeto. Recusa a autonomia, prejudica a integridade física ou psicológica chegando a atentar contra a vida de outrem. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado.
A noção de violência afasta-se da de força, palavra que no quotidiano costuma estar presente quando se pensa em violência. Enquanto força designa, em termos filosóficos, a energia ou "firmeza" de algo, a violência caracteriza-se pela ação devassa, impaciente e baseada na fúria, que não tenta dialogar ou fazer prevalecer a sua opinião, apenas o demonstra a partir da violência.
Considera-se violência explícita quando as normas ou regras morais sociais são desrespeitadas. Mas, uma vez que nem todas as sociedades partilham as mesmas normas, também o conceito de violência varia.