Violência Urbana no Brasil
João Lucas Rodrigues Moraes Pereira
João Vitor Dinarte Ferri
Violência Urbana
Sinop – MT
2014
A violência no Brasil
O Brasil é responsável por 10% de todos os homicídios praticados no mundo, segundo estudo suíço
Sempre ouvimos de nossos familiares um “não fale com estranhos” ou “não ande sozinho pela rua”, porém o que os levam a dizer isso? A violência está presente no nosso cotidiano, e principalmente aqui no Brasil, onde 35% dos bairros brasileiros são marginalizados. Nesses locais, mais da metade das mortes se devem por atos violentos, como agressões e homicídios. Observe o Gráfico: De acordo com o gráfico, as maiores taxas de violência encontram-se presentes nos grandes centros urbanos. Com o acelerado processo do êxodo rural, a infraestrutura não conseguiu acompanhar a aglomeração de centros populosos. A violência está presente em quase todas as situações e de todas as formas, assim como as suas causas são diversas. Com uma intensidade exclusiva no Brasil, a principal causa é o próprio espaço urbano. Periferias, onde o Poder Público é fraco, incita a prática de atos violentos, pois ali o crime instala-se facilmente.
Os principais atingidos por essa “realidade” são os adolescentes, e com mais de 90% dos casos os jovens do sexo masculino são os que mais são afetados, tanto na situação de quem comete quanto na situação de quem é vitima da violência. Com exceção dos crimes de violência física, onde a maioria das vitimas são do sexo feminino.
A escola é um dos principais precursores da violência. Segundo Luiz Eduardo Soares, antropólogo e sociólogo político, “isso se deve por processos sociais, morais, familiares, afetivos e institucionais”.
A família também pode ser um precursor da violência. Segundo a Sociedade Internacional de Prevenção ao Abuso e Negligência na Infância, mais de 6,6 milhões de crianças e adolescentes abaixo de 14 anos são maltratados. A família é a sociedade