Violência Sob os Olhos da Ética
Ética e Violência
Bernardo Lyra
Caroline Lins
Gabriel Fernandes
Geovane Monteiro
Jorge Luiz
Pedro Henrique
Raí Barbosa
Ramom Barbalho
Sociologia e Meio Ambiente
Prof. Juliana Borba
Turma: A5
2015
Recife - PE
Introdução
Muito se tem discutido, recentemente, acerca do fenômeno da violência que assola a sociedade. É um tema muito abrangente, uma vez que desperta o interesse de diversos setores da ciência tais como a sociologia, filosofia, psicologia, teologia, política e até mesmo da economia, cada uma com sua perspectiva de estudo e observação.
Fenômeno que ocorre com uma frequência muito maior que o esperado por nós. Todos os dias nos reparamos com inúmeras notícias sobre assassinatos, roubos, estelionatos, entre outras formas de violência e achamos que ela apenas se limita a tais atos explícitos e cruéis. Há também a que ocorre implícita e dissimuladamente, mas que tem o poder exponencialmente mais destrutivo do que a primeira citada.
A preocupação da sociologia para com a violência é conhecer suas origens e discorrer sobre suas consequências; estudá-la num âmbito individual e massificado; e buscar teorias que possam solucionar essa patologia que anda tomando espaço na sociedade contemporânea.
Conceitos Iniciais
O que é a violência? – Segundo o dicionário Houaiss, violência é a “ação ou efeito de violentar, de empregar força física (contra alguém ou algo) ou intimidação moral contra (alguém); ato violento, crueldade, força”. Porém para os especialistas, o conceito de violência é muito mais amplo e ambíguo do que a mera constatação de que seja a imposição de dor, mesmo porque o próprio conceito de dor é muito difícil de ser definido.
Para todos os efeitos, guerra, fome, tortura, preconceito, omissão, a violência possui inúmeras maneiras de manifestação. Na comunidade internacional de direitos humanos como todas as violações dos direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais. As