Violência Sexual
Violência é toda ação ou palavra que machuca e fere uma pessoa. A violência pode ser de ordem física e/ou psicológica.
É violência também o uso abusivo ou injusto do poder, assim como o uso da força que resulta em ferimentos, sofrimento, tortura ou morte.
TIPOS DE VIOLÊNCIA:
Violência Doméstica
“é todo ato ou omissão praticado por pais, parentes ou responsáveis contra crianças e ou adolescentes que, sendo capaz de causar à vítima dor ou dano de natureza física, sexual e ou psicológica, implica, de um lado, uma transgressão do poder/dever de proteção do adulto. De outro, uma negação do direito que crianças e adolescentes têm de serem tratados como sujeitos e pessoas em condição peculiar de desenvolvimento”(Azevedo e Guerra
1998).
A violência doméstica atinge toda e qualquer pessoa, de ambos os sexos em qualquer idade ou fase da vida.
Dentro da Violência Doméstica temos alguns tipos de violências:
- VIOLÊNCIA FÍSICA:
Bater, beliscar, empurrar, chutar.
- VIOLÊNCIA SEXUAL:
O abuso sexual ocorre quando existe um jogo, ou até mesmo o ato sexual, entre pessoas de sexo diferente ou igual, em que o agente abusador já tem ou não experiência, e visa sua satisfação sexual.
Estas práticas geralmente são impostas às crianças ou adolescentes, através de violência física, ameaças, ou em alguns casos, induzindo-as, convencendo-as.
- VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA:
Xingar, humilhar, agredir com palavras.
- NEGLIGÊNCIA:
A negligência ocorre quando os pais ou cuidadores não oferecem supervisão e proteção para as crianças e adolescentes. É manifestado pela ausência de cuidados físicos, emocionais e sociais, pela omissão, falta de amor, falta de atenção, ausência dos pais e descaso. Pode acontecer em função de problemas da qual a família passa como alcoolismo, depressão, pais ausentes, famílias desorganizadas, mas também, pode ser a expressão de um desleixo propositadamente infligido contra a criança ou