Violência na escola
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA – EAD
Município: Arraial do Cabo
Estado: Rio de Janeiro
Turma: 1001
Pólo: CENAQ
Tutor: Márcio Gonçalves Cardoso
Semestre/Ano: Agosto, 2009
VIOLÊNCIA NA ESCOLA
Artigo apresentado na Disciplina de Estágio Curricular IV ao Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura - EAD, da Universidade Luterana do Brasil, como requisito parcial para conclusão de Curso.
ADIR FIRMO ALVES CUNHA
AGRADECIMENTOS
Agradeço,
A Deus, que é meu grande amigo e protetor. Aquele que me dá saúde,
Determinação e sabedoria para vencer mais uma etapa em minha vida;
Ao meu Tutor Márcio Cardoso, pelo empenho e atenção; À minha família, que se faz presente no meu dia a dia, confiando na minha capacidade, incentivando meu dom e demonstrando tolerância e afeto. A todos meu muito obrigado.
INTRODUÇÃO
Escola é lugar de educação, de memória histórica e de socialização do conhecimento produzido pelo homem para a humanidade.
Nos dias atuais, a violência na escola é um assunto que preocupa bastante os educadores e a discussão de suas raízes e motivações poderá levar à adoção de medidas que atenuem o problema e possibilitem maior tranqüilidade à comunidade escolar.
Nos últimos anos, os jornais, as revistas, a televisão e os meios de comunicação de maneira geral têm dado destaque à violência escolar, que longe de tranqüilizar, passou a ocupar a atenção das mais variadas esferas da sociedade e a preocupar as autoridades governamentais.
A imprensa veicula reportagens especiais de todo tipo, tentando explicar as causas dessa crescente onda de violência que tem atingido em cheio as escolas, materializando-se em mortes